terça-feira, agosto 31, 2010

Discografia Deftones: Eros (20??)



Depois de Saturday Night Wrist, e da sua tournée, a banda voltou ao estúdio para trabalhar no álbum seguinte, especial destaque para o regresso do produtor Terry Date, que produziu todo os álbuns da banda excepto Saturday Night Wrist. A banda quis assim querer voltar a trabalhar com uma cara familiar e que desse garantias de harmonia entre o grupo nas sessões em estúdio.

Segundo a banda durante as várias entrevistas que deram durante a sua produção e depois do acidente do Chi, a sonoridade de Eros é muitas vezes classificada como "esquisita" e mais experimentalista, com muito som ambiente mas com canções mais uptempo que as dos álbuns anteriores, com várias novidades como Chi a tocar guitarra numa das faixas, Chino não tocaria guitarra nesse álbum preferindo focar mais na escrita das letras e nos vocais, deixando Stef a liderar o som da banda, neste álbum ele começa a usar uma guitarra com 8 cordas, evoluindo das 7 para as 8, dando um som ainda mais grave que dantes, segundo entrevistas, o som que Stef produzia era não só agressivo mas também muito melódico.

Já nas últimas semanas de estúdio, com a parte instrumental já terminada apenas faltando os vocais do Chino nalgumas canções, dá-se então o quase fatídico acidente do baixista da banda, Chi Cheng em Novembro de 2008. O seu estado era muito critico e quase temeu-se o pior, depois de ficar em estado estável, Chi esteve quase um ano em coma induzido, evoluindo para um semi coma, para agora chegar a um estado de consciência mínimo, ou como é mais conhecido, estado vegetativo.

Logo após o acidente, os restantes membros da banda não tocaram mais no álbum e entraram num estágio de reflexão sobre o futuro da banda. Rapidamente chegou-se a conclusão, já em 2009 de continuar a fazer música como Deftones, só que com um substituto para Chi, esse foi Sérgio Vega, baixista da banda Quicksand, que já tinha substituído Chi em 1999 devido a uma lesão na perna que o impediu de actuar nuns quantos concertos, para a banda, Vega foi a única escolha para o lugar de Chi, considerando como o 6º membro da banda.

Após uns concertos da banda, logo veio o desejo de fazer um novo álbum em vez de acabar Eros, agora com a participação de Vega, a banda cedo realçou que Eros será sempre o álbum de Chi e foi tomada então a decisão de fazer um álbum "from scratch" e meter Eros guardado "numa gaveta" e quando Chi estiver melhor, será lançado, infelizmente até hoje não há nenhuma data para quando...

De material de Eros, não existe muito, a banda em Setembro, Outubro de 2008 realizaram meia dúzia de concertos, como forma de sair um bocado da monotonia da vida de estúdio, e nessa mini tour, a banda tocou uma faixa chamada "Mélanie", aqui fica o vídeo do último concerto dos Deftones com Chi


(A parte do Chi a rir-se e a apontar para o pessoal provoca-me sempre arrepios)

Já agora, fica a review da (provável) única canção de Eros lançada até agora "to the public eye":

Mélanie: É uma faixa agressiva, curta, parecida com Rats x3 e com uma pitada de Hexagram, e com um som "spacey" de efeitos produzidos pelo Frank Delgado, é uma faixa muito math metal mas com o som típico da banda, só peca por ser curta. 8.5/10

Existe também um sample de 30 segundos nuns pequenos vídeos "in studio" que a banda lançou entre esse período, mostrando pitadas da produção de Eros. O som para mim é muito muito bom, 30 segundos apenas mas apetece estar sempre a metê-lo em loop, realça bem o som melódico que a banda estava a criar para Eros, nesse video mostra a intro com o tal sample de 30 segundos e depois a banda a fazer um jammingzito, pena o som não ser o melhor:

(Aquela guitarra de 8 cordas, que besta!!)

Como o fim do vídeo mostra, o álbum era suposto sair naquele inverno 2008/2009, mas pelas razões que sucederam, esse lançamento ainda está nos segredos dos deuses, embora a banda tenha dado garantias que o álbum irá ver a luz do dia. Cá o esperemos =), mas até lá tivemos Diamond Eyes

domingo, agosto 15, 2010

Cena nunca vista de Star Wars: Regresso de Jedi (a sério!)



Pelos vistos, passado quase 30 anos depois das suas exibições em cinema, George Lucas ainda tem muitos segredos guardados sobre a trilogia original, numa convenção anual sobre a saga Star Wars foi exibida esta cena nunca antes vista e que estará nas edições de bluray da hexalogia que irá estar á venda para o ano.

Felizmente não é daquelas cenas que foram alteradas a posteriori com a introdução de tecnologia moderna e CGI nos filmes que tanto mancharam a trilogia original nas edições especiais de dvd e vhs, esta é mesmo uma cena que foi cortada no filme final, e até está muito bem feita =)