sexta-feira, julho 16, 2010

Discografia Deftones: Saturday Night Wrist (2006)



O álbum mais difícil da carreira deles! Criado no período mais negro e difícil da banda, com cortes de relações entre Chino e o resto da banda durante quase um ano, com Chino a sair a meio da produção desse álbum para se dedicar ao seu side-project Team Sleep. A produção do álbum também revelou-se ser muito má, com grandes conflitos entre a banda e o novo produtor (Bob Ezrin) que levou mesmo à saída do produtor ficando os Deftones a produzirem si próprio o álbum com a ajuda de Shaun Lopez, guitarrista e produtor da banda Far. Foi um periodo mais critico da banda que levou quase ao fim dessa. No entanto, o álbum surgiu em 2006, fica em revista as várias faixas:

1)Hole in the Earth: O primeiro single da banda, música com um ritmo mid-tempo,com Chino também na guitarra, gosto do som das guitarras especialmente feitas pelos Stef dando uma excelente melodia na música. Um som diferente do que costumamos ouvir da banda, dando um mote ao som do álbum. 9/10

2) Rapture: Som agressivo típico da banda, Chino a dar tudo de si, gosto muito dos riffs e do som ambiente de Frank no entanto não é das melhores faixas do álbum 8/10

3) Beware: Confesso que não gosto muito desta faixa, apesar de muitos considerarem das melhores do álbum, deve ser das poucas músicas da banda que costumo passar em frente, no entanto gosto de uns pormenores nessa canção como Stef tocar piano no inicio e o final com riffs poderosos quer de Stef como de Chino. 7.5/10

4) Cherry Waves: Outra música com um som mais experimental, muito team-sleepish, com Chino claramente a sobressair-se nesta música, som muito atmosférico criado pelo Frank e pela guitarra e excelente trabalho na bateria de Abe. Uma das minhas preferidas do álbum 9.5/10

5) Mein: Música com a participação do Serj Tarkan dos System of a Down, muita gente detesta esta música, eu pessoalmente acho-a boa, é dark, rápida, e gosto muito da voz do Chino, acho que funciona bem, a participação do Serj considero que podia ser melhor, não é tão épica como a Passenger, mas também não é tão má assim 8.5/10

6) Up, Up, Down, Down, L, R, L, R, A, B, Select, Start:Ou também conhecida como Konami Code, esta faixa constitui uma novidade na discografia dos Deftones, é uma faixa instrumental e é muito, muito boa, não é agressiva, tem um elemento muito atmosférico e ambiente criado mais uma vez por Frank Delgado, mas também o som das guitarras ajuda, muito relaxante. 9.5

7) Xerces: Quase como um sequência de Cherry Waves, destaque para o som synth de Frank Delgado, calma até ao refrão onde Chino destaca-se claramente. Podia ser claramente uma faixa Team Sleep. 8/10

8) Rats Rats Rats: A faixa mais agressiva do álbum, semelhante a Elite e When Girls Telephone Boys, claramente som metal aqui, Chino a dar tudo de si, a bridge dá cabo de mim, quase parece thrash metal, Stef claramente deve ter inspirado nessa faixa e o grito do Chino no final é petrificante. 9/10

9) Pink Cellphone: A música mais polémica de sempre dos Deftones, tudo por causa dos ultimos minuto e meio, irão perceber porquê, é bué "WTF, que é isto?!" o som é assim eléctrónico, parecido com Lucky You, com Chino e uma vocalista feminina a partilhar as vozes, é digamos diferente: 8/10

10) Combat: A minha música preferida do álbum, começa com uma intro assim psicadélica, seguindo de som de bateria e depois guitarrada de Stef, excelente música da banda, com uma estrutura diferente das músicas escritas habitualmente e do som e gosto disso, dessa diversidade. 10/10

11) KimDracula: Provavelmente a faixa mais Deftónica do álbum, riffs arrepiantes de KimDracula com a voz melódica do Chino a elevar-nos ao céu. 9/10

12) Riviére: boa faixa para fechar o álbum, calma ao inicio mas depois arrebenta no final da música, quase desejando por mais. 9/10

Total: 8.8

O álbum mais longo da banda é para mim o menos grandioso da banda, mas acho que devido aos problemas que ocorreram para fazer esse álbum esse terá sido o que foi possivel fazer, faz-me lembrar o Always Outnumbered Never Outgunned dos The Prodigy, também considerado o parente pobre da banda com vários problemas também entre a banda e na produção do álbum. Verifica-se nesse álbum algum esforçar da voz de Chino, que nesse período, aliado ao seu peso excessivo estava com a sua voz agastada e nota-se um bocado disso no álbum, além da sua presença em palco que limitou em muito a sua performance quer vocal quer de movimentos, basta comparar videos de concertos até ao white pony e concertos de 2006 para ver isso.

O som das músicas é diferente, poucas faixas agressivas, várias faixas com Chino a comparticipar na guitarra (HITE, Beware, Cherry Waves, Konami Code, Xerces e Riviére) é claramente o álbum mais experimental que a banda fez, muita diversidade de sons, no entanto, raras são as faixas nesse álbum que chegam ao nível dos álbuns antecessores. No entanto o lançamento desse álbum e a sua tournée que sucedeu ajudou a resolver muito dos problemas da banda e voltaram a descobrir o prazer de tocarem a banda, estando em pouco tempo em produção de um novo álbum: Eros, quase concluido até que acontece o trágico acidente do baixista da banda Chi Cheng...

2 comentários:

Dan Silveira disse...

Concordo plenamente é un disco bom mais ainda falta mais para ficar completo!

Cyanide disse...

uma otima resenha. parabens