sábado, setembro 12, 2009

Alan Wilder



Queria falar aqui sobre o sr. Alan Wilder. Maior parte das pessoas não devem conhecer o homem, no entanto já mencionei algumas vezes o nome dele em alguns vídeos de musicas dos Depeche Mode. O homem é claramente o génio atrás dos grandes sucessos da banda da 2ª metade dos anos 80 e 1ª metade dos anos 90.

AW entrou em 1982 na banda, depois da saida de Vince Clarke, com quem tocou o 1º album da banda "Speak and Spell" de 1980/81. Inicialmente foi contratado apenas para tocar nos concertos como substituto de Clarke e não teve envolvimento na escrita ou produção do álbum seguinte "Broken Frame" de 1982, no entanto, cedo se apercebeu da criatividade e do seu talento na produção de sons, melodias. Alan já entrou na produção no álbum seguinte "Construction Time Again" e do album seguinte "Some Great Reward" até "Songs of Faith and Devotion" o seu ultimo álbum, todos os álbuns durante esse período, são considerado os melhores da banda. Notou-se de álbum a álbum um crescimento a nível sonoro, chegando ao som ponto mais maduro e complexo em Violator e SOFAD" muito por culpa desse senhor que recriou o som dos Depeche, dando o som á Depeche Mode, passando mais tempo que qualquer membro da banda no estudio a produzir o som das musicas, um exemplo, foi a Enjoy the Silence, que Martin Gore, que escreve todas as canções dos DM, queria que fosse uma faixa acústica, mas AW decidiu dar o som electrónico e o resultado é o single mais famoso da banda e um dos hinos dos anos 90. Em 1995, AW decidiu sair da banda devido á falta de comunicação entre os membros da banda, e de uma certa falta de reconhecimento por parte de certos membros da banda ao seu trabalho e dedicação, também fala.se que foi por questões monetárias, AW queria que todos os membros da banda recebessem a mesma fatia, algo que não acontecia, Martin Gore e Dave Gahan eram e são os membros que ganhavam mais.

No entanto, após a saída de AW, confesso que o som da banda regrediu e muito, até mesmo a nível de concertos, apesar de serem excelente e vou vê-los em Novembro no PA, mas sinto nesses últimos álbuns da banda, que falta aquele toque á AW, um exemplo está no vídeo acima, apenas 2 teclas podem fazer aquela diferença de uma musica ser apenas boa ou uma obra-prima e falta isso na banda hoje em dia, é pena que não tenha havida uma reunião, mas pronto é assim a vida e há que recordar os melhores momentos daqueles que passaram e já foram.

Sem comentários: