terça-feira, abril 13, 2010

Discografia Deftones: White Pony (2000)



O álbum que me fez entrar no mundo dos Deftones, lembro de comprar no final do verão de 2000 na loja da música no centro das palmeiras, estava-se no auge do Nu-Metal, com Limp Bizkit, Korn, Papa Roach e Deftones no auge das suas carreiras, apesar deste álbum da banda de Sacramento distanciar-se completamente do som das outras bandas, White Pony foi o álbum que mudou o som da banda para sempre. Especial destaque para Chino tocar guitarra neste álbum. Vamos ás reviews:

00: Back to School (Mini-Maggit): originalmente esta faixa não estava nas primeiras edições do álbum, mas devido a pressões da editora para ter uma faixa single radio-friendly, Deftones, contra a sua vontade, criaram esta música, totalmente nu-metal mas deftónish, agressiva e up tempo, mas claramente não se enquadra nada no álbum, mas a música é porreira e continua a ser para muitos uma das mais conhecidas deles mas não é de longe a melhor. 7.5/10

01: Feiticeira: Para mim, a verdadeira música que abre o álbum, o nome é baseado naquela mulher brasileira "Feiticeira" que aparecia na TV, no entanto as letras não tem muito a falar sobre ela. A música é dark e é perfeita para apresentar o ambiente que se espera, começando com grandes riffs do Stephen Carpenter, seguindo de excelente trabalho de bateria de Abe, Chino acalma as hostes com a sua voz melódica e com os efeitos produzidos por Frank Delgado (agora já um membro permanente da banda), facto curioso é esta "track" não seguir a estrutura básica de uma canção, não tem chorus. A letra da música é interessante, fala de um possível rapto. 9/10

02: Digital Bath: Uma das melhores músicas deles, começa com excelente batidas de bateria, a música é perfeita, a atmosfera, os sons da guitarra quase espaciais, (Chino toca guitarra aqui), Atmosfera dark aqui de novo, Chino tem uma excelente performance vocal aqui. 10/10

03: Elite: A tempestade de Adrenaline e Around the Fur volta nesta faixa, umas das músicas mais hardcore de sempre deles, bad-ass riffs, mesmo música to kick you in the face. 10/10

04: Rx Queen: Excelente trabalho de bateria e do baixo no inicio desta música, o ambiente dark do álbum volta nesta música. foi uma das minhas músicas de eleição na altura do high school. Facto curioso é no chorus ouve-se a voz de Scott Weilland dos Stone Temple Pilots a cantar em unissono com Chino. 8.5/10

05: Street Carp: Muito parecido com Feiticeira, riffs rápidos, é a canção mais curta do álbum, apesar de não ser das melhores do álbum é um guilty pleasure para mim, retrata bem o som da banda. 9/10

06: Teenager:
WOW, agora mesmo para algo diferente! uma faixa acústica com elementos de trip-hop/ electrónica. Originalmente uma canção de Team Sleep (projecto a solo de Chino Moreno)o que pode parecer estranho ao inicio, depressa deixamos levar pela sonoro da música, completamente trippy, faz-me lembrar estar na praia ao final da tarde no Verão. Boa faixa para os lovers out there =) 10/10
07: Knife Party: Quase como uma continuação de Digital Bath, ligeiramente mais agressiva, destaque para a bridge da música que é totalmente psicadélico com os gritos de Rodleen Getsic. 10/10

8: Korea: De volta ao som poderoso, costuma ser a música a abrir os concertos deles, a bridge é mesmo para o mosh, Chino e Steph sobressaem-se nesta faixa 10/10

09: Passenger: Adoro esta música, grande dueto entre Chino Moreno e Maynard James Keenan da banda Tool/A Perfect Cicle a trocarem versos entre si, o Chorus é blow-minding. Grande mistura de som entre Deftones e Tool. Clássico 10/10

10: Change (in the House of Flies): A música mais conhecida do álbum atrás de Back to School, Chino volta á guitarra aqui, todos os elementos dão o litro nesta faixa, especialmente Chino e Frank. 10/10.

11: Pink Maggit:
A canção mais comprida do álbum e da carreira deles, com mais de 7 minutos, o closer perfeito, a música começa assim de forma devagar, com ligeiros riffs e a voz de Chino, melódica como sempre, até que a partir dos 2 e meio explode, o som é igual é Back to School, as letras e tudo, mas mais calma e mellow. A música termina com o som de um bater de coração. 10/10

12: The Boy's Republic:
isto é uma faixa que aparece em edições limitadas do álbum, tal como a back to school, não se enquadra muito bem no álbum, mas é uma excelente faixa, ok riffs, a versão acústica que tocaram naquele especial no Hawai funciona melhor. 8.5/10

Overall: Álbum original(sem a back to school e boy's republic): 9.7


É claramente o melhor trabalho deles. Afastou da sonoridade Nu-metal dos dois primeiros álbuns para um sonoro mais alternativo, melódica e progressista. O álbum transporta-nos para um ambiente dark, os efeitos produzidos por Frank Delgado ajudam para tal. As canções são menos agressivas que nos álbuns anteriores, fruto também de Chino passar a tocar guitarra neste álbum (Digital Bath, Rx Queen e Change) além de influenciar também na composição das músicas.

O álbum tem quase tudo que é sonoro, desde riffs frenéticos e gritos assustadores (Elite) para algo mais trippy (Teenager)é um álbum muito complexo e claramente o som da banda atingiu aqui uma grande maturidade em relação aos anteriores álbuns. Isto é para muitos fãs o melhor álbum deles.

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