sábado, maio 14, 2011

A Guerra dos Tronos - Critica



Nº de páginas: 400
Editora: Saída de Emergência

Comecei este último mês a ler esta série literária de fantasia do George R. R. Martin chamadas "As Crónicas do Gelo e do Fogo", lembro de quando andava pelas bancas dos livros na FNAC, Bertrand, Feira do Livro, o nome do escritor destacava sempre, no entanto, nunca tinha tido interesse em comprar os livros, até muito recentemente, com o aparecimento da sua adaptação para a TV, pela HBO, adquiri o livro uma semana antes de começar a série.

Embora originalmente são existam 4 livros (o 5º irá para as bancas em Julho) em Portugal e em vários países dividiram cada livro em 2 partes devido ao nº de páginas de cada livro (uma média de 1000 páginas por livro).

Aquilo que destaco neste livro, até mesmo nesta série, é que de fantasia tem muito pouco, a não ser o facto da história ocorrer num mundo imaginário, de nome Westeros, as estações do ano são mais irregulares, com uma grande alternância entre os anos só com Verões ou com Invernos, e no caso da história, aproxima-se um Inverno super longo e rigoroso, tem os Outros criaturas estranhas que vivem no extremo Norte, para além da Muralha, uma gigantesca muralha de gelo que bloqueia, e referências a dragões (elemento quase indispensável em obras de fantasia) há quase uma clara vontade do autor afastar-se dos clichés que o género fantasia medieval contém (elfos, anões que trabalham nas minas, bruxas, feiticeiros, trolls, etc.) e é para mim uma lufada de ar fresco. É, podemos dizer, um romance histórico medieval, mas passado num Terra diferente =)

Outro ponto a favor é que este não um livro de fantasia direccionado para o público infantil/juvenil, mas sim para o adulto, tem cenas de sexo, incesto, traições, esquemas e intrigas politicas como no mundo real, não existe personagens estereotipadas nem uni-dimensionais, as personagens são em si, das melhores que já li. Desde o honroso e nobre, Eddard Stark (protagonizado na série TV pelo grande Sean Bean) ao seu filho bastardo Jon Snow, o anão persuasivo Tyrion Lannister, ao seu irmão e irmã Jaime e Cersei Lannister, 2 personagens traiçoeiras com sede de poder, à Daenarys rapariga do clã Taeganerys que quer recuperar o trono dos Sete Reinos que o seu pai perdeu nas mãos do agora rei Robert Baratheon, com Edd Stark, e os lobos que cada filho de Edd Stark tem como fieis companheiros.

Este primeiro livro, é basicamente o apresentar das bases de cada personagem e facção/ familia, cada capitulo é representado pelo ponto de vista de 8 personagens, respectivamente. Pode parecer confuso o facto de haver imensas personagens, eu confesso que ainda não decorei-as todas. Apesar de ser maior parte, descritiva a história do livro, muitos diálogos entre as personagens a falarem de acontecimentos passados, a forma como está escrita e o facto de ter muitos diálogos ajuda a cativar o leitor como muitas poucas obras literárias conseguem. E para uma série que tem até agora 4000 páginas é algo que ajuda muito.

Pontos a favor: As personagens, os lobos, ser um livro de fantasia para adultos, o ambiente, a escrita que vicia completamente o leitor.

Pontos contra: O facto de ter muitas personagens pode confundir o leitor

Overall: 8/10, um bom começo para o que se adivinha ser uma aventura épica!

Sem comentários: