sábado, novembro 21, 2009

Top 10 - Depeche Mode

É sempre difícil fazer um top 10, especialmente em bandas como os Depeche que tem tanta musica boa, como já referi no post do concerto, a banda sonora deste ano para mim é claramente depeche mode, foi mesmo uma grande entrada no seu mundo e que dá para verificar que existe muito mais que apenas a just can't get enough, enjoy the silence e personal jesus, musicas claro que adoro =)


1 - Black Celebration (1986)




E aqui está: a minha musica preferida dos Depeche Mode. =) representa para mim o melhor dos depeche mode, o seu tom negro a juntar ao tom mais uplifting, em termos sonoros é perfeito, excelentes synth bassline, aquele bridge do Alan Wilder é espectacular, para mim esta musica representa a perfeição. Não é demais dizer que o album Black Celebration é o meu preferido dos DM =) e como Alan Wilder diz no fim da musica também direi aqui: "I'll drink to that"

2 - Waiting for the Night



adoro e adoro esta musica! o tom atmosférico calmo mas ao mesmo tempo dark desta musica apanha-me sempre que a ouço, o facto de não ter percussão ajuda á softness da musica, é mesmo perfeito para ouvir á noite em casa quando está a chover lá fora numa noite de outono ou de inverno. a parte final com o cântico de Martin Gore a dar uma sensação de inquietação mas ao mesmo tempo conforto, um perfeito contraste que só os DM conseguem impor nas pessoas, a letra da musica ajuda também para isso: "I'm waiting for the night to fall...all that's you feel is tranquility", beautiful =)


3 - Higher Love (1993)




Adoro esta música por causa deste vídeo essencialmente, possivelmente é a melhor musica de entrada de sempre dos Depeche Mode nos concertos. "Moved, by a higher love" a voz do Dave nunca esteve tão perfeita aqui, a complexidade de sons é outra vez evidente aqui, é uma musica espiritualmente uplifting =D mas ao mesmo tempo tão dark


4 - In your room (1993)



De realçar que é a versão do álbum e não a versão single que estou a referir, mais uma vez o tom haunting desta musica, aquele bridge com o som de samples de vozes complementado com uma linha melódica de um synth dá-me sempre arrepios de espinha cada vez que ouço, claramente uma das musicas mais dark dos DM é daquelas que me atinge sempre que ouço, este vídeo da grande devotional tour mostra bem o que quero dizer.



5 - Master and Servant (1984)




"Let's play Master and Servant", enigmático refrão de uma das musicas mais ousadas dos DM, alusão ao Sado Masoquismo o que na altura era um bocado tema tabu. como em Blasphemous Rumours, os DM empregam o uso de som industrial para complementar a musica ao ritmo de som de synth upbeat, mais uma vez Alan Wilder no seu melhor. Só tenho tanta pena não terem tocado esta musica em Lisboa.


6 - Clean (1990)




O excelente sucessor de Blue Dress, esta ultima faixa do Violator foi um grower para mim, normalmente não ouvia muito, mas depois começou a entrar em mim e é agora uma das minhas musicas preferidas, o som da bateria tocada pelo Alan e o synth de Martin e Fletch até podem ser quase banais ou simples comparado com outras musicas deles, mas é simplesmente perfeito, então a bassline é magistral. Foi a partir dessa altura que Dave começou a entrar no mundo das drogas que levou até ao fundo em 96 onde teve uma overdose de heroína e esteve clinicamente morto durante 2 minutos o que se pode dizer que a letra da musica não deixa de ter a sua ironia hoje em dia


7 - Walking in my shoes (1993)




Retirada do album mais desvalorizado de sempre dos DM e é claramente o seu melhor a par do Violator, a complexidade de sons, a atmosfera desta musica, o solo do Martin juntando sons de orquestra sampleados com sons de sintetizadores com a voz de Dave Gahan só podia dar numa verdadeira obra-prima. E os pássaros no video tornaram-se uma marca dos DM


8 - Blasphemous Rumours (1984)



Adoro o tom negro desta musica, um excelente predecessor de Black Celebration, esta musica leva os DM para o seu lado mais negro, mais darkwave a dar uns toques ao som gótico, não é de admirar que muita gente do género gótico é fã de DM, as letras da musica são polémicas, os DM foram criticados por isso devido ao teor anti-religioso das letras. No entanto não deixa de ser uma excelente musica, mais uma vez o som "haunting" e assombroso dos synth, juntando o som industrial fazem esta musica intensa e arrebatadora, e os solos do Alan nesta musica são espectaculares.


9 - Never let me down again (1987)




Foi a 1ª musica que me fez entrar no mundo dos depeche, para além dos seus grandes hits. A instrumentalização, o som bizarro dos sintetizadorese o riff electrónico de inicio são altamente empolgantes, impossível não gostar desta musica. "I, taking a ride with my best friend, I, hope he never let's me down again", a 1ª e mítica frase desta musica, que se tornou um verdadeiro êxito especialmente ao vivo com a famosa dança de braços que o publico faz durante o clímax da musica, como o video mostra (eu tava lá no concerto =P e também fiz, é sempre daqueles momentos que ficam para mais tarde recordar)


10 - Blue Dress (1990)



A única musica do Martin Gore que está no meu top, não quer dizer que não goste das musicas deles, elas são muito boas, mas existe muito mais que gosto que são cantadas pelo Dave, a particularidade das musica cantadas pelo Martin são a sua intimidade e o seu cariz mais pessoal, e são musicas que só podiam ser cantadas por ele e não pelo Dave, o que faz ser a minha musica preferida do Martin é não só as suas letras, mas também a instrumentalização, o som fantasmagórico do synth feito pelo génio Alan Wilder.

Sem comentários: