terça-feira, junho 21, 2011

O Despertar da Magia - Critica



Nº de páginas 397

Como sempre haverá SPOILERS na critica.

Aquele que é até agora o volume mais pequeno da saga que li, foi o que demorou mais a lê-lo. No entanto, neste volume, como esperava, o desenvolvimento da história volta a entrar na velocidade cruzeiro que aconteceu na "Muralha do Gelo", por isso pode ser estranho tê.lo demorado tanto tempo a lê-lo, a verdade é que nas primeiras 150 páginas há capítulos que são muito parados e que demoraram a arrancar. No entanto o resto do livro é de uma leitura frenética como a da "Muralha do Gelo", dos pontos mais importantes são a Batalha de Blackwater, uma gigantesca batalha naval e depois terrestre com as forças de Stannis Baratheon a tentar desembarcar em King's Landing, protegida pelas forças do Rei Joffrey e Tyrion Lannister, como vão meter isso na tv, vai ser o grande teste. Outro evento é o ataque de Winterfell por parte de Theon Greyjoy e o que acontece depois.

A norte da Muralha Jon continua na sua quest à procura dos Homens Livres, encontra uma selvagem chamada Ygritte do qual é lhe ordenado para abater, mas ele desobedece e liberta-a, a sua decisão será preponderante num futuro próximo.

Fora de Westeros, Dany continua na procura de apoio para ganhar um exército e rumar para Westeros recuperar o Trono de Ferro, com os seus dragões um bocadinho mais crescidos e já com possibilidade de expelir fogo da boca.

Menor destaque neste livro tem Arya e Catelyn e até Davos, no entanto, têm capitulos interessantes, especialmente o de Catelyn em confronto com Jaime Lannister, seu cativo.

Pontos a favor: Grandiosa batalha de Blackwater, mais Jon Snow e Ghost, amadurecimento das personagens Sansa, Arya, Bran e Theon. Eventos em Winterfell, a Norte da Muralha e em King's Landing.

Pontos contra: Um final de livro menos electrizante que o Game of Thrones/ Muralha de Gelo apesar de ser menos parado que a primeira metade do Clash of Kings. Pouco enfoque na personagem de Robb Stark, esperava maior desenvolvimento após ter sido coroado como Rei do Norte, muito ausente neste livro.

Overall: 8 era para dar um 7.5, mas com os pontos a favor acima mencionados meto para um 8. No entanto, estes dois volumes que constituem o 2º livro: A Clash of Kings, digamos que ficou aquém do que esperava, gostava que tivessem focado ainda mais no Stannis e em Robb e houvesse um melhor desenvolvimento na história de Dany. Vamos ver agora o próximo livro, a Storm of Swords, dizem ser o melhor dos livros

Sem comentários: