quarta-feira, julho 20, 2011

A Tormenta das Espadas - Critica



Nº de páginas: 538

Livro 5 na versão portuguesa das Crónicas do Gelo e do Fogo (1ª metade do 3º livro com o mesmo nome na versão original)

Spoilers:


Uff, finalmente acabei de ler este 5º livro, até agora o maior com mais de 500 páginas. O que posso dizer é que gostei mais deste do que os dois anteriores, mais uma vez, a cada livro que passa aumenta-se o nº de POV (point of view) de mais personagens com a introdução do Jaime Lannister e do Samwel Tarly. Nota-se uma maior progressão na história que nos livros anteriores, no entanto continua mais morosa que a dos primeiros 2 livros.

O que gostei do livro:

Jaime) gostei muito dos capítulos dele, a sua relação com a Brienne e os problemas que encontram pelo caminho para King's Landing.

Jon) Mais uma vez, os capítulos do Jon Snow continuam a ser um dos meus preferidos da saga, neste volume existe um maior aprofundamento da sua relação com a selvagem Ygritte.

Tyrion) Apesar de estar menos presente, continuam a ser um gozo ler os capítulos do "imp" e os seus confrontos verbais com o seu pai e outros membros de King's Landing. Revelações um bocado inesperadas acontecem nesse volume.

Sam) Gostei, embora menos que os de cima, mas gostei dos seus capitulos, sobre o que se passava com a Night's Watch para além da Muralha.

Davos)Cada vez gosto mais desta personagem. apesar de metade do livro ele estar numa masmorra, continuam a ser muito bons a personagem

Outros) Gostei da introdução de personagens como a Víbora Vermelha, finalmente conhecemos o último reino de Westeros, Dorne da Casa Martell. sabemos do paredeiro do Cão de Caça e gostei da Matriarca Tyrell e do Sor Beric.


Do que não gostei:

POV da Dany) continuam a ser o ponto mais fraco da saga, gosto da personagem e do Jorah Mormont, mas tal como no Clash of Kings, a história da Dany encravou um bocado na minha opinião, com o seu "recrutamento" do seu exército. Confesso como a ser um bocado sofrimento ler os seus capitulos, que felizmente não são muitos neste volume.

Robb) Tal como no Clash of Kings, estou a ficar desapontado com a campanha do Norte, ficou num impasse basicamente, com algumas traições de clãs antes leais aos Starks, apesar de existir algum desenvolvimento da parte de Robb. Começa a saber a pouco.

Arya) odeio dizê-lo mas desde Harrenhall que os capitulos de Arya têm-me desiludido com o seu rumo, não sei se falta de inspiração ou indefinição do George R.R.Martin sobre que rumo dar a esta personagem que continua a ser das minhas preferidas da saga.

Bran) Apareceu muito pouco e tal como a Arya, perdeu-se muito o interesse da sua história, apesar de ser interessante a sua ida para o Norte para lá da Muralha, mas os diálogos com os irmãos Reed são um bocado meh

Outros factores)pouco enfoque nos lobos, só existe 2 cenas relevantes entre eles, como tem sido hábito o crescente nº de personagens que vamos conhecendo vai sempre aumentando a cada livro, percebo que o autor queira dar um tom realista à história mas para o leitor torna-se completamente cansativo e confuso conseguir apanhar todos os nomes para não falar das várias casas que existem para além das 8 principais. Como no Clash of Kings, tem havido partes demasiado descritivas, havendo mesmo capítulos em que basicamente não se passa nada, estou a ver na sua adaptação para tv desses eventos haver muita cena cortada por ser muito slow-paced. É pena porque no Game of Thrones pouco ou nada existia desses momentos.

Conclusão: 8/10 confesso que fiquei um bocado desiludido desta primeira metade, como li que este Storm of Swords é para muitos considerados o melhor livro da saga, estava à espera de algo melhor, não deixa de ser melhor que o Clash of Kings, mas ainda um bocadinho abaixo do Game of Thrones, mas talvez agora na 2ª metade (6º livro) as coisas melhorem

Sem comentários: