sexta-feira, fevereiro 26, 2010

(TOP 20 ) Nº 3: Grand Theft Auto: San Andreas (2004)



Chegámos ao lugares do pódio, o Bronze vai para este grande jogo que muito tempo tirou-me na altura dos exames (não sei pk mas os raios dos jogos saem sempre em alturas de testes ou exames)

Bem, este jogo pode-se fazer tudo! Mesmo tudo! Nadar, voar, pilotar carros e helicópteros telecomandados, jogar snooker, jogos arcade, namorar e fazer o amor, (that's right ;)) aprender artes marciais, andar de carro, mota, bicicleta, comboio, kart, avião, helicóptero, saltar de pára-quedas enfim, tudo. É para mim o melhor dos GTA's, boa história á lá GTA, liberdade de escolha infinita, cenários gigantescos, é mesmo literalmente um grande, grande jogo!



O jogo passa-se numa ficticia Costa Oeste dos States, com cidades como Los Santos(Los Angeles) San Fierro (San Franscisco) e Las Venturas (Las Vegas), foi a primeira vez no franschise GTA que o cenário do jogo expandiu para mais que uma cidade, e cada cidade é quase tão grande como Vice City ou Liberty City, cenários dos anteriores GTA's, para além disso temos uma enorme área, maior que todas as cidades juntas, do countryside, havendo vários cenários caracteristicos daquelas regiões, como as florestas de sequoias, ao deserto e á mitica Área 51 o que é mesmo muito fixe porque existem sempre aquelas pequenitas cidades tipicas americanas do countryside, até os seus habitantes são bem diferentes dos habitantes das grandes urbes.

A história segue a vida de CJ, afro-americano que vive nos guettos de Los Santos, pertencendo ao gang Grove Street que usam as cores verdes nas suas roupas, (querem adivinhar de onde veio a frase que deu o titulo aqui ao blog? =P) e o que começa sendo como missões de gang vs gang, depois passam para algo maior, especialmente depois de sairmos de Los Santos. O que é tão brilhante em San Andreas é que dá a sensação que estamos a jogar vários jogos mas no mesmo jogo, especialmente quando jogamos nos diferentes cenários ou cidades, mas sempre com estilo á GTA. Além disso temos sempre a liberdade de fazermos o que quisermos o que dá sempre grandes pontos.



Passando para mais descrição, um dos grandes trunfos na série GTA são as suas grandes personagens e a sua grande história, a história é imensa passando desde apenas guerras de gangs de Los Santos, para trabalhar para o governo e policias corruptos, fazer street racing, conflitos com as Triades e a Máfia Italiana, ou rixas com os campónios ou queimar campos de weed =D, detém uma grande variedade que a duração da história deve chegar bem ás 60 - 100 horas, it's that big mesmo.



As personagens são outros pontos fortes dos GTA, a personagem CJ está muito bem conseguida, apesar de muita gente discordar apesar de haver um tom racial em muito dessas criticas, visto ter sido a primeira personagem principal negra num GTA, acredito que não seja tão carismático como Tommy Vercetti ou Niko Bellic, resulta muito bem no enquadramento da história. As outras personagens do jogo são das melhores que se pode encontrar nas séries, combinadas claro com um elenco de vozes de grandes actores como Samuel L. Jackson(officer tenpenny), James Woods (Mike Toreno), Peter Fonda (The Truth), William Fichtner (Ken Rosenberg) e Frank Vicent(Don Salvatorre) e muitos outros, alguns até regressam de outros GTA's o que é sempre bom voltar a rever essas personagens.



Nos aspectos técnicos, bem, como nos outros anteriores GTA's o jogo não é conhecido pelo seus gráficos de ponta, mas para a altura que saiu já se notava alguma idade o seu motor de jogo, mas mesmo assim não deixa de ser um bom jogo visualmente, os cenários estão bem feitos, as personagens são assim cartoonescas mas crediveis.

O som mais uma vez volta a ser de primeira classe, grandes vozes nos diálogos, e uma banda sonora boa, embora não tão emblemática como a de Vice City, mas tem muitas musicas boas, além de mais rádios. Uma das cenas que fazia era em cada cidade ouviria mais uma rádio, tipo em Los Santos ouviria mais a rádio de Hip-hop para ter aquele feeling west coast gangster rap, nas missões do countryside ouviria mais as musicas da rádio de... country, lool. Em San Fierro ouvia mais musica mais alternativa e electrónica, no deserto era a rádio de Classic Rock e em Las Venturas era as rádios de Funk, Soul, cada umas dessas dava o feeling certo para cada cenário onde estava, é umas das belezas deste jogo. Não podemos esquecer as musicas de bandas conhecidissimas como Rage Against The Machine, Depeche Mode, Guns & Roses, 2pac, James Brown, Soundgarden, Tom Petty, Willie Nelson, Dr. Dre, Ice Cube, Cypress Hill, Kool and the Gang, entre muitos outros, a acção passava-se nos principios dos Anos 90, por isso era a altura do surgimento do gangster rap e do grunge que estão bem representados no jogo.

Para mim GTA San Andreas é um dos, senão O Jogo mais completo que alguma vez foi feito. Está lá tudo e pode-se fazer mesmo tudo


Sem comentários: