domingo, fevereiro 21, 2010

(TOP 20 ) Nº 4: Championship Manager 2001/2002 (2001)



Bem, depois uma pausazita, retomo o top 20, já só faltam 4, e bem, quanto mais a lista chega ao nº1 mais difícil é escolher os jogos.

O ritmo do jogo da evolução da época e a quantidade de opções além da sua simplicidade para mim está perfeito. Uma das criticas que aponto nas edições seguintes foi o exagero de opções, o aumento da complexidade de gerir os planteis e finalmente facto do ritmo da evolução das épocas terem descido mesmo muito retirou mesmo muito a piada e nem me dei ao trabalho de tocar nas mais recentes edições.

Isto é realmente o jogo ideal para fãs de futebol. Como é óbvio jogava muito com o Benfica =D. Apesar de não ter um plantel tão bom como o desta época (ainda tinha grandes craques como o Porfirio, o Cabral, Peixe credo!!!) no entanto era sempre um grande gozo jogar a liga portuguesa, ser campeão e conseguir fazer uma boa carreira na Champions, a mais longa carreira que fiz foi talvez 25 anos e é sempre interessante ver a evolução dos jogadores, especialmente os mais novos que vamos apostando neles aos poucos e poucos e depois estes ficam altos players, também vê-se a retirada de vários jogadores conhecidos, muitos deles acabam a jogar em clubes que ninguém pensaria que fossem jogar, já vi o Ronaldo Fenómeno a jogar no Desportivo de Chaves com 38 anos, looool.

Outro ponto famoso na série CM/FM são os jogadores na sua maioria desconhecidos que no jogo são altos craques quando na realidade tal não é bem assim é o caso de vários jogadores neste CM, especialmente Maxim Tsigalko, Hugo Pinheiro, Cherno Samba e o caso especial Tó Madeira, jogador esse que já se provou que não existia mas que é um dos melhores players do jogo.



Outro aspecto que gostava muito no jogo era começar com uma equipa de um escalão inferior e fazê-la subir de divisão comprando jogadores baratuxos ou pedir jogadores emprestados com um orçamento muito limitado, eu jogava muito com o Estoril que estava na 2ª Divisão B.

Porque este jogo está tão alta na lista? especialmente pelo vicio que a série CM, agora FM dá ao pessoal que joga e eu não fui excepção. Ainda é para mim a melhor edição do CM/FM alguma vez feita. Se houve jogo que tenha destruído casamentos, namoros ou criado crises de relacionamentos ou algo do género, foi este jogo, isso é daqueles jogos que nos faz tirar o sono, fome, vontade de sair ou mesmo de estudar mas para isso também não é preciso muito para ficarmos logo sem vontade para tal, né? ;)

Sem comentários: