segunda-feira, fevereiro 15, 2010

(TOP 20 ) Nº6: Half-life (1998)




O pai dos FPS modernos!

Lembro de me falarem desse jogo dizendo que era parecido com o Alien. Bem, lá joguei e fiquei altamente blown away com o jogo, especialmente a introdução, com a personagem muda mais famosa dos videojogos Gordon Freeman a entrar num comboio mono carril a percorrer enormes túneis entrando na base Black Mesa no meio do deserto americano ao som de uma musica tonta marada.

Depois de uma experiência falhada abre-se uma porta de um planeta desconhecido onde saem imensos aliens e criaturas e espalham-se por essa base toda, para além disso vêem soldados do exército tentar "limpar" tudo, incluindo humanos também.



A jogabilidade revolucionou o FPS, afastando-se do modelo de Doom, Quake que se basearam no velhinho Wolf 3d. Desta vez não era apenas percorrer os corredores e abrir portas, em Half-life tem que se puxar um bocado pela cabeça para resolver alguns obstáculos para se conseguir avançar nos níveis.

O jogo para um FPS é longo, especialmente comparado com os de hoje que acaba-se em 5, 6 horas (os call of duty são um belo exemplo)Half-life acaba-se em 20 horas mínimo. Tem-se muitas armas, algumas alienígena com destaque claro para o mítico Pé-de-cabra que muito se usa no jogo para entrar em condutas de ar ou partir caixas de madeira que tenham munições ou armas.



O grafismo na altura era muito bom, agora já tá muito bem datado, mas mesmo assim não fez perder nem um pouco a diversão de como se o tivesse a jogar pela 1ª vez, o som é muito fixe com algumas faixas de musica que passam em determinados locais no jogo, algumas assim um techno com alguns riffs diabólicos de guitarra eléctrica que elevam a adrenalina e faz-nos sentir invenciveis e quer entrar á super-herói de acção e matar tudo que apareça á frente e outras com um som mais psicadélico mas que funciona tão bem com o ambiente do jogo

Definitivamente um marco na história dos videojogos e para muitos, ainda é o melhor FPS de todos os tempos.

Já agora, fica aqui a musica que dá no inicio do jogo quando se faz a viagem de comboio:

Sem comentários: