terça-feira, fevereiro 16, 2010

(TOP 20) Nº 5: Star Wars: Knights of the Old Republic (2003)



O meu RPG preferido e o melhor videojogo de sempre da Guerra das Estrelas!!

Este jogo é especial para mim por ter sido o jogo que me fez entrar a sério no mundo dos RPG's, até então não conhecia muito e sendo do universo Star Wars do qual sou um grande fã, experimentei e foi um autentico vicio.

Desenvolvido pelos criadores de Neverwinter Nights, Mass Effect e Dragon Age, KOTOR, como é conhecido, segue a mesma linha dos seus jogos mencionados acima mas agora situado no universo Star Wars. A história passa-se 4000 anos antes dos acontecimentos dos filmes, nesta altura tanto a republica como os Sith detinham forças similares e andavam sempre em conflito por toda a galáxia.



Achei interessante essa abordagem, o que indica apenas a infinita criatividade que esta saga Star Wars é capaz de criar, é realmente quase um mundo á parte e o jogo é mesmo do mais próximo que se pode ter de uma experiência Star Wars, é como se tivéssemos lá, a interacção com as criaturas e personagens, o ambiente Star Wars e a sua similaridades com os filmes é realmente espectacular, de facto para mim, acho o jogo até muito melhor que as prequelas ou aquilo que elas deviam ter sido e que falharam redondamente

O jogo transporta-nos para vários locais, ou planetas, alguns conhecidos como Tatoine, Dantoine ou Korriban e Kashyyk entre outros, a história do jogo é muito boa e interessante, como é costume em jogos da Bioware com excelente diálogos e excelentes personagens, algumas das quais que irão ser squad mates, algumas dessas personagens são das mais bem escritas e memoráveis na história dos videojogos, como o andróide assassino HK-47 ou Jolee Bindo, um velho jedi rabujento e velho do restelo mas no fundo é uma boa pessoa e muitos mais. O vilão também está bem feito, um bocado semelhante a Darth Vader,

O jogo é enorme como qualquer jogo da Bioware, fazendo as missões principais poderá dar tipo 20 horas, fazendo as quests secundárias dá para chegar ao dobro desse tempo, mas todas elas valem a pena fazer porque são muito interessantes, o combate embora não tão bom como o de Jedi Knight 2 é interessante especialmente nas lutas com os lightsabers contra os Sith, estão bem feitas, muitas armas e vários tipos de sabre de luz como o normal, o duplo sabre tipo o que darth maul usava ou usar 2 sabres ao mesmo tempo além de se poder também mudar a cor deles. O jogo, como em todos da Bioware, dispõe da mecânica de criar o teu caminho e as tuas acções nos diálogos com as personagens, podendo a tua personagem ficar no lado bom da força ou passar para o lado negro da força, essas tuas acções irão criar as respectivas consequências, algo que será bem mais desenvolvido posteriormente em Mass Effect.



Nos aspectos técnicos, o jogo na altura tinha uns bons gráficos, embora não tão bons para mim como os de Jedi Academy, sequela de Jedi Knight 2 que saiu na mesma altura de KOTOR, no entanto em termos de ambiente detém uma beleza bem representativa do universo Star Wars. O som é outro dos pontos fortes do jogo, detém um voice casting muito bom, como é habitual nos jogos da Bioware, apesar neste não ter propriamente estrelas do cinema ou tv, mas estão muito bem feitas, as criaturas de cada raça diferente detém o seu idioma respectivo o que é óptimo, os sons dos sabres de luz, dos blasters e das naves é 100 por cento star wars.

A musica é onde se vê uma grande diferença. Excepto no inicio do jogo, não foram usadas musicas dos filmes no jogo, foi feita uma banda-sonora original para o jogo orquestrada por Jeremy Soule, um dos mais conhecidos compositores para jogos, e é uma das minhas bandas sonoras de jogos preferidas, apesar de não ser tão espectacular e grandiosa como as do John Williams, assentam-se perfeitamente no jogo e também no universo Star Wars.

Resumindo, é para mim o melhor jogo Star Wars até agora feito e um dos melhores RPG's que já joguei, transmite bem a mística da trilogia original, algo que não existe nas recentes prequelas, algo que o George Lucas devia ter tido em conta e devia ter contratado os escritores deste jogo para escreverem os episódios 1 2 e 3 que de certeza absoluta que seriam 1000x melhores do que os que o Sr. Luca$ escreveu e depois realizou...

Sem comentários: